terça-feira, 29 de novembro de 2011

Colóquio em Cabo Verde debate o futuro do português nas diásporas


Estratégia de ensino e promoção da língua é um dos tópicos do encontro que reúne especialistas dos Estados Unidos, da França e do Japão, entre outros países.
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.*

O Instituto Internacional de Língua Portuguesa, Iilp, está realizando em sua sede, na Cidade da Praia, em Cabo Verde o colóquio internacional “A Língua Portuguesa nas Diásporas”.
O objetivo do evento é debater estratégias de ensino do idioma em comunidades que vivem fora de seus países de origem.

Políticas Nacionais
 O Iilp, o braço linguístico da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, está realizando uma série de colóquios para determinar as políticas nacionais de promoção do português e do ensino do idioma no exterior.
       
O diretor-executivo do Iilp, Gilvan Mueller de Oliveira, falou à Rádio ONU, da Cidade da Praia, sobre umas das dificuldades em precisar o número de falantes do português nas diásporas.
“As diásporas têm caráter muito variável. Há pessoas que são idocumentadas, há pessoas que estão registradas nas Embaixadas, mas na prática já perderam a língua. Trabalhamos com números muito aproximativos, o que seria de 7 milhões de pessoas.”
O colóquio em Cabo Verde deve terminar nesta quarta-feira com recomendações que serão enviadas às Comissões Nacionais dos oito países de língua portuguesa e que pertencem à Cplp.
*Apresentação: Leda Letra.

fonte:  http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2011/11/coloquio-em-cabo-verde-debate-o-futuro-do-portugues-nas-diasporas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...