quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Senadores já defendem mudar o acordo ortográfico

De Brasília


Um grupo de senadores e de professores já articula mudanças no novo acordo ortográfico após o governo federal adiar para 2016 a entrada em vigor das novas regras.
O adiamento foi revelado pela Folha ontem. A implementação integral do acordo, adotado pelos setores públicos e privados no país desde 2008, estava prevista para o início do próximo mês.
Para pessoas envolvidas no processo, o adiamento acontece para que discordâncias em relação às mudanças na grafia das palavras em português sejam resolvidas, tanto no Brasil como no exterior.
"Há descontentamento. Se não tivesse, ninguém pediria um adiamento de três anos. Se fosse por problemas de aplicação, um ano bastaria", afirma o senador Cyro Miranda (PSDB-GO).
A senadora Ana Amélia (PP-RS) também defende mudanças. "Não se quer mutilar o acordo. A gente quer aperfeiçoá-lo para que seja de boa aceitação", afirma.
No entanto, o Itamaraty e o Ministério da Educação, pastas envolvidas na implementação da medida, dizem que a revisão do acordo não está em discussão.
Eles sustentam que o objetivo do adiamento é alinhar o Brasil aos prazos de Portugal --que tem até 2015 para adotar plenamente as mudanças.
Já o professor Ernani Pimentel, idealizador do movimento que defende a simplificação da língua portuguesa, afirma que o ministro Aloizio Mercadante está sensibilizado para a necessidade de alterações nas regras.
Segundo Pimentel, é preciso acabar com a característica de "decoreba" do acordo. "Agora, é questão de a gente organizar a discussão."
Procurado, o ministro Mercadante não falou. Mas o atual secretário de educação básica do MEC e futuro secretário da Educação da Prefeitura de São Paulo, Cesar Callegari, descartou alterações.
"A posição do governo é no sentido de respeitar acordos, produzir os resultados que dele devem derivar e se colocar à disposição, quando necessário, em processos revisores", disse Callegari.
O decreto que adia para 2016 a entrada em vigor do novo acordo ortográfico no Brasil chegou, ontem, à Casa Civil. A medida depende agora da assinatura da presidente Dilma Rousseff.

fonte:http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1204698-senadores-ja-defendem-mudar-o-acordo-ortografico.shtml

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Exposição sobre a vida e a obra de Carlos Drummond de Andrade


Agência Brasil
A partir de amanhã (18), Brasília recebe uma exposição com elementos da vida e da obra de Carlos Drummond de Andrade. A mostra Drummond, Testemunho da Experiência Humana, organizada pela Fundação Banco do Brasil, vai retratar a vida e o pensamento do poeta mineiro, incluindo a infância, o início e a conclusão dos estudos,  a vida familiar, seu casamento e as obras.
De acordo com Eder Melo, diretor de Desenvolvimento Social da Fundação Banco do Brasil, é o lado cronista de Drummond que vai ser ressaltado na exposição. “Queríamos homenageá-lo sob essa perspectiva, que é a menos explorada nas mostras sobre o escritor, por isso o tema”, disse.
Serão apresentadas todas as capas de livros de Carlos Drummond de Andrade e citadas várias crônicas e poemas, entre eles os que falam de acontecimentos históricos brasileiros e mundiais, alguns trazendo ao lado a notícia que saiu no jornal sobre o fato abordado.
”Nas crônicas, Drummond trata, com sua elegância e fineza habituais, de problemas rotineiros e de grande importância, como a falta de água e a especulação imobiliária no Rio de Janeiro, acidentes comuns da vida urbana, a sobrevivência das culturas indígenas, as igrejas de escravos no período colonial mineiro, a nobreza do samba de Cartola” disse Melo.
O público poderá conferir gratuitamente a exposição de terça a domingo, das 9h às 21h, na área externa do Centro Cultural Banco do Brasil, até o dia 10 de fevereiro.
A mostra sobre o artista mineiro, cujo nascimento completou 110 anos em 2012, faz parte do Projeto Memória, e vai passar por 1.000 municípios brasileiros até dezembro de 2013. O projeto prevê ainda a distribuição da fotobiografia de Drummond a todas as cerca de 6 mil bibliotecas públicas listadas no cadastro da Biblioteca Nacional

Fonte:http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/cultura/2012/12/17/Cultura_Interna,339725/exposicao-sobre-a-vida-e-a-obra-de-carlos-drummond-de-andrade.shtml

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...