domingo, 29 de janeiro de 2012

Reflexões de um rei

Muitos aspiram à posição que conquistei, mas poucos teriam a virtude necessária para julgar corretamente.

O poder revela o que está oculto no coração e com o tempo suas ações são reveladas.
Mas qual é o verdadeiro poder, senão aquele em controlar os tempos e a morte.

Se eu tenho medo de morrer? Não, pois as cicatrizes das longas e árduas batalhas adormeceram tal sentimento.

E hoje entendo que o homem é limitado e que não passamos de folhas que crescem, ficam verdes, mas logo caem ao chão e secam.

Quantos morrerão por mim hoje.  Será amor ao rei ou simples cumprimento do dever?

Talvez porque a figura do rei é um símbolo de esperança. Sim, talvez seja isso.
Portanto, não deixarei macular este trono, e agora é hora de levantar-me para mais uma batalha enfrentar.

                                                                                                                   Evander Lima

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Passeio literário no Centro de SP resgata história de escritores

“Um país se faz com homens e livros”, disse Monteiro Lobato. E é com o propósito de levar livros às pessoas e de despertar a curiosidade pela história de São Paulo que um projeto idealizou um passeio literário no Centro da capital. Organizado pelo Instituto Mobilidade Verde e pela Bicicloteca, uma bicicleta que empresta livros principalmente para moradores de rua da cidade, o tour passa por pontos emblemáticos como o Theatro Municipal, para relembrar a Semana de Arte Moderna de 1922, mas também por prédios onde escritores como o próprio Monteiro Lobato e Oswald de Andrade moraram e se reuniram com outros intelectuais da época.
Segundo Lincoln Paiva, presidente do instituto, o objetivo do passeio é fazer com que as pessoas leiam mais. O projeto pretende despertar também um interesse maior pelo Centro, já que a maioria das pessoas passa pelos prédios da região sem perceber que aqueles locais são históricos. “Agora estamos procurando financiamento, pois queremos que um historiador acompanhe sempre o passeio e seja remunerado por isso”, diz. Apesar de ainda ser apenas um projeto, Paiva espera que o tour literário saia do papel a partir do dia 25 de janeiro.
Os passeios vão ser gratuitos e aos sábados. Terão a duração aproximada de duas horas e serão feitos a pé na região central da cidade. Atualmente o tour conta com nove paradas, mas pode sofrer modificações ou mesmo alterações durante cada passeio. As pessoas interessadas devem entrar em contato com os organizadores pelo site da Bicicloteca

Veja a matéria completa em :  http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/01/passeio-literario-no-centro-de-sp-resgata-historia-de-escritores.html

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Perseverar

                               
                                 Não posso voltar atrás no tempo para remediar as minhas falhas.
                                 Só posso tentar não repeti-las.
                                 Mas como saber o que é certo ou errado,
                                 Pois quando vejo, a queda é iminente?

                                 E a proporção desse erro somente
                                 É mensurado pelas cicatrizes que ficam marcadas.
                                 Parece desumano?
                                 Na verdade isso é ser humano!

                                 No entanto, quando isso acontecer, não me darei por vencido.
                                 Levantar-me-ei,
                                 Seguirei em frente
                                 E não olharei mais para trás...

                                                                                                         Evander Lima

domingo, 8 de janeiro de 2012

Novo blog.


Para quem acompanha o Cultura das Letras, agora pode acompanha-me no novo blog: o Contos do Guardião onde postarei todos os meus textos de cunho literário e outros com opiniões pessoais. Textos informativos ficarão neste mesmo.
Obrigado pela visita e deixe seus comentários!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Reedições de Drummond e Joyce são destaques em 2012


Jorge Amado e Nelson Rodrigues fariam 100 anos em 2012. Carlos Drummond de Andrade, 110. James Joyce, 130 - mas nesse caso, mais importante que a data do aniversário é que 2012 representa o primeiro ano desde a entrada de sua obra em domínio público, ou seja, qualquer editora interessada na obra do irlandês poderá ter sua própria edição sem passar pelo crivo, ou pelas garras, da família do escritor a partir do ano novo. Essas datas redondas são sempre um bom motivo para as editoras reavivarem a obra de seus autores, e os leitores podem esperar novidades para o ano que vem.

De Joyce, o selo Penguin-Companhia das Letras lança, em abril, uma nova tradução de "Ulisses" feita por Caetano Galindo. Já a Iluminuras publica o infantil "O Gato E O Diabo", com tradução da pesquisadora e escritora Dirce Waltrick do Amarante, e "De Santos E Sábios", seleção de escritos estéticos e políticos organizados por Sérgio Medeiros e por Dirce. Mais misteriosa é a programação de lançamentos da Nova Fronteira, que edita Nelson Rodrigues. Ela garante que publicará textos inéditos do autor, releituras de suas peças e edições populares, mas não dá detalhes.
Drummond ressurge nas livrarias com nova roupagem também pela Companhia das Letras, que ganhou, em 2011, o direito de publicar toda a obra do poeta mineiro. "A Rosa do Povo", o primeiro, chega em março, em tempo da homenagem da 10.ª Festa Literária Internacional de Paraty, marcada para julho. Ainda em 2012, outros três serão lançados.

Quando a obra de um autor muda de editora é natural que ela ganhe revisão e novo projeto gráfico. É isso o que também vai acontecer com Mario Quintana, antes no catálogo da Globo e agora no da Alfaguara. Os primeiros cinco títulos, entre os quais uma coletânea inédita, serão publicados no segundo semestre. Vale também para a obra de Pedro Nava, em novas edições da Companhia das Letras a partir de fevereiro. E para Cecília Meireles (38 livros em 40 meses), se nada mais der errado entre seus herdeiros, Manuel Bandeira (23 reedições e 13 inéditos) e Orígenes Lessa (34 antigos e 7 novos), todos agora no catálogo da Global.

Os 90 anos da Semana de Arte Moderna também serão lembrados em livro. Um deles será "1922, a Semana", do jornalista Marcos Augusto Gonçalves, que sai pela Companhia das Letras.
Mas nem só de datas comemorativas e reedições vive o mercado editorial brasileiro - que, a propósito, está deixando passar o bicentenário de Charles Dickens. Em 2012, serão lançados livros para todos os gostos e se a produção continuar em crescimento, como nos últimos anos de acordo com pesquisa feita pela Fipe, os leitores podem esperar pelo menos 18 mil novos títulos (e 36 mil reedições) no Brasil. Isso sem contar os e-books.

Para quem gosta de biografia e livros de memória, a dica é preparar o bolso, já que o gênero é um dos mais frequentes nas listas das editoras. A L&PM prepara dois títulos sobre Andy Warhol - uma biografia escrita por Mériam Korichi e o diário do artista, que será dividido em dois volumes e editados no formato bolso. A Ediouro lança "American Rebel", a história de Clint Eastwood contada por Marc Eliot. Já a vida de Norman Bengell será resgatada pelo historiador Davi Araújo para a Nversos.

Pela LeYa, sai a edição revista e ampliada de Furacão Elis, lançada pela jornalista Regina Echeverria em 1985. A Globo publica as biografias de Neil Young e Rod Stewart escritas pelos próprios músicos. A Balada de Bob Dylan, de Daniel Mark Epstein, sai pela Zahar. O gênero também é uma das apostas da Lafonte/Larousse para o ano. Ela manda para as livrarias biografias ilustradas de Pink Floyd e de Elvis Prestley, por Marie Clayton; de Led Zeppelin e Eric Clapton, por Chris Welsh; de Keith Richards, escrita por Victor Bockris; dos Beatles, por Terry Burrows; e do Nirvana, por Gillian Gaar. Um livro sobre os 40 anos do Queen também está nos planos. A Melhoramentos vai editar um livro de Paul McCartney, mas sem relação com sua história ou com música. Sem título definido, tratará sobre culinária vegetariana. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte:  http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,reedicoes-de-drummond-e-joyce-sao-destaques-em-2012,816427,0.htm

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...